quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Deleção no braço longo do cromossomo 18( Nomenclatura: 18q- )

Atenção: Em virtude da desabilitação do Google +, os dados desta pagina estão sendo migrados para https://delecao18qbrasil.wordpress.com/delecao-no-braco-longo-do-comossomo-18-18q/
Obrigada!!!!!!





Deleções do Cromossomo 18 (sobre as partes q11.2 até  q21.2):


A deleção 18 proximal (q) é uma desordem rara na qual uma parte do material genético, dentre os 46 cromossomos do corpo, está em falta. Embora boa parte dos cromossomos estejam intactos, esta pequena peça que falta faz aumentar a possibilidade de atraso no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. No entanto, os problemas podem variar e dependem muito de qual material genético está faltando.


                                                          

 Os cromossomos são compostos de DNA e são as estruturas do núcleo do corpo da células que carregam a informação genética (conhecidos como genes), dizendo ao corpo como se desenvolver e executar suas funções.












 Eles vêm em pares, um de cada pai, e são numerados de 1 a 22 aproximadamente, do maior para o menor. Em adição a estes 44 cromossomos, cada pessoa tem um outro par de cromossomos, chamados de cromossomos sexuais. As meninas têm dois Xs (XX), enquanto que os meninos têm um cromossomo X e um Y (XY). 

Cada cromossomo tem um braço curto(p)  e um do braço longo(q), (a parte inferior do cromossomo).


 Para o desenvolvimento saudável, os cromossomos deve conter apenas a quantidade certa de material - nem muito e não muito pouco.

Pessoas com deleções proximais no cromossomo 18  têm um cromossomo intacto 18, mas o outro está faltando um pedaço de tamanho variável que pode afetar sua aprendizagem e desenvolvimento físico.
A maioria das dificuldades clínicas provavelmente causada pela presença de uma única cópia (em vez dos dois habituais) de um número de genes. No entanto, outros genes e personalidade de uma criança também ajudam a determinar o desenvolvimento futuro, necessidades e conquistas.

Analisando o Cromossomo 18:
Cromossomos não pode ser visto a olho nu, mas se eles estão manchados e ampliados sob um microscópio é possível ver que cada um tem um padrão distinto de luz e faixas escuras. Ao olhar para os cromossomos de seu filho desta forma, é possível ver o ponto (ou pontos), onde o cromossomo quebrou e ver que tipo de material está em falta.

A deleção proximal de cromossomo 18 se dá quando parte do braço longo (q) está em falta.
As deleções proximais do cromossomo 18 são intersticiais (e um pedaço do braço longo do cromossomo 18 está em falta, mas a ponta ainda está presente).


 Regiões mais próximas do centrômero do cromossomo são chamados proximais (q11). Um número maior, como o q23, está mais perto da extremidade do cromossomo e são chamados de distais. Cerca de 1 em 40.000 bebês nasce com uma deleção do cromossomo 18.

A maioria das supressões do cromossomo 18 são deleções distais (aqueles com um ponto de interrupção entre a banda 21.1q e a extremidade do cromossomo).

 No entanto, embora existam muito menos casos de deleções proximais, recentemente se tornou claro que essas exclusões resultam em um conjunto separado, mas reconhecível de recursos. São estas deleções que são abordadas aqui . 

Fontes
As informações deste guia são retiradas em parte da literatura médica publicada.
Até o momento fora 27 casos publicados de exclusões proximais 18q (até a data da publicação do Guia da referencia em questão) . Este guia ainda baseia-se em informações de um levantamento dos membros da Unique realizado no Inverno 2007/2008, sendo única referência. Quando este guia foi escrito a Unique teve dez membros com uma deleção 18q proximal na faixa etária de 4 anos a 27 anos. O autor do primeiro nome e data de publicação são apresentados para pesquisa através do link na internet na PubMed (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/).
Se você desejar, você pode obter a maioria dos artigos da Unique.

A maioria dos sintomas prováveis:
Cada pessoa com uma deleção 18 proximal é diferente e por isso cada pessoa terá diferentes preocupações médicas e de desenvolvimento. Além disso, nenhuma pessoa terá todos os sintomas listados neste guia. No entanto, uma série de características comuns tem surgido:
  •  Grandes defeitos de nascimento.
  •  A hipotonia (baixo tônus muscular ou moleza). 
  • Necessidade de apoio à aprendizagem.
  •  O montante do apoio necessário para cada criança irá variar.
  •  Atraso da fala e linguagem.
  •  Predisposição à Obesidade.
  •  Problemas comportamentais
  •  Em alguns casos, baixa estatura .


Alimentação e Crescimento:
Cerca de um terço das pessoas com 18 proximal são de baixa estatura, embora muitas crianças sejam de estatura média. O peso de nascimento registradas no Unique estava dentro da faixa normal sugerindo que este atraso de crescimento parece ter início antes do nascimento.
Faixa de peso de nascimento encontrados nas pesquisas Unique:
3.146 quilos a 4,025 quilos.
Problemas de alimentação em bebês são muito comuns e são frequentemente atribuídos à hipotonia que é comum nestas crianças. 
Muitas crianças têm um pobre reflexo de sucção. 
Os bebês e crianças com um palato alto também pode encontrar a ação de sucção e deglutição difícil.
A moleza também pode afetar o seu tubo alimentar e contribuir para o refluxo gastro-esofágico (em que o alimento retorna prontamente a passagem de alimentos).
Um número de crianças na Unique são descritos como gordos e cerca de 20 por cento desses têm obesidade. A obesidade pode ser visto em crianças a partir dos três anos.
(Wilson, 1989; Buysse 2008; Único).

Como uma deleção 18 proximal pode alterar a capacidade de uma criança para aprender?
A literatura médica publicada afirma que as dificuldades de aprendizagem para aqueles com deleção proximal 18 são comumente vistas na faixa de moderada a grave, e as testes de Únique parecem ter constatado isso. 
Três crianças com deleções frequentam uma escola regular, com o restante, beneficiando-se de um ambiente de educação especializada. Muitas crianças sofrem de falta de concentração ou um tempo de atenção baixo que pode tornar a aprendizagem especialmente desafiante. No entanto, as evidências da Unique sugerem que a leitura e escrita, até certo ponto, é possível para algumas crianças (Cody 2007; Bouquillon 2011; Unique).

Como uma deleção proximal no cromossomo 18 pode afetar a capacidade do meu filho de se comunicar?
Problemas com o desenvolvimento da linguagem é uma característica recorrente de Deleçoes  proximais 18.
Quase metade das pessoas na literatura publicada tiveram atraso na fala. Os dados a partir de originais aparecem para apoiar isso. A língua de sinais pode ajudar as crianças a comunicar as suas necessidades.
Para alguns, como o discurso se desenvolve eles acham que não têm mais necessidade de linguagem de sinais.
A Fonoaudiologia pode ser extremamente benéfica, permitindo que algumas crianças cujo discurso é inicialmente adiado para dominar o discurso claro, com bom vocabulário e frases.
No entanto, uma pequena minoria de crianças não falam (Cody 2007; Buysse 2008; Único).

 Há muitas razões para o atraso na fala, incluindo a relação entre a capacidade de
aprender e a capacidade de falar. 
A hipotonia vivida por muitas crianças resulta em fraqueza nos músculos da boca que, assim como a sucção insuficiente, também pode afetar o desenvolvimento da fala.
Aqueles com um palato alto também podem ter dificuldade específica com certos sons (Unique).

Experiência no Unique sugere que para algumas crianças linguagem receptiva é marcadamente melhor do que suas habilidades de linguagem expressiva, ou seja, eles entendem muito mais do que eles são capaz de expressar. Esta, é apoiada por relatórios recentes que observaram que cinco dos seis pessoas mostraram uma discrepância notável entre habilidades de linguagem receptiva e expressiva, com o desenvolvimento da fala expressiva, sendo muito mais severamente afetados.

Numa pesquisa publicada da Unique com crianças e jovens de varias idades foi notado que:
Uma criança de 7 anos de idade, fala apenas algumas palavras.
A de 4 anos de idade, não tem linguagem expressiva, mas sua linguagem receptiva está intacta e ele se comunica ativamente usando gestos que ilustram idéias e demandas.
A de 10 anos de idade tinha atrasado no discurso e sinais foram usados até os 4 anos. Ela lutou para compreender frases e teve problemas com articulação, mas tinha um desejo de se comunicar e um nível normal de vocabulário.
Um rapaz de 20 anos usa em torno de 30 palavras monossilabas ou dissilábicas, ele assina e pode obedecer a simples instruções (Cody 2007; Buysse 2008; Bouquillon 2011; Filges 2011; Unique).

Como a deleção 18 proximal afeta o desenvolvimento da criança e sua mobilidade?
Hipotonia, baixo tônus ​​muscular (moleza), também é comum e tem sido visto em mais da metade dos casos descritos na literatura médica. Isto pode resultar em atrasos na obtenção das etapas , como sentar de forma independente, engatinhar e andar. A evidência na literatura da Unique é de que as crianças andam de forma independente entre as idades de 18 meses e 4 anos e 9 meses, com uma idade média de cerca de 2 anos e meio. No entanto, algumas crianças mantem um caminhar desajeitado na idade adulta. 
A intervenção precoce com fisioterapia e terapia ocupacional é importante (Bouquillon 2011; Filges 2011; Único).
 A mobilidade pode ser um problema, devido aos problemas de comportamento que afetam algumas crianças com deleções 18q proximais . Algumas crianças sofrem de hiperatividade e podem sentir a necessidade de estarem ativos em todos os lugares. Outros pais descrevem sua crianças como lutando com a falta de percepção de espaço, altura e profundidade, que também pode levar à dificuldades de domínio em superfícies irregulares, como degraus (Unique).

A coordenação e habilidades motoras finas:
As habilidades motoras finas parecem ser afetadas em crianças com deleções 18 proximais, muitas vezes atribuído à hipotonia, que é comum nestas crianças. Isso pode levar a atrasos na crianças, sendo incapazes de se auto-alimentar, vestir-se (zíperes e botões podem ser especialmente problemático) e segurar uma caneta para escrever ou desenhar. Talheres, copos robusto ou com alças especiais , alimentos cortados etc,  têm ajudado a uma grande quantidade de crianças. Muitas crianças têm terapia ocupacional e irão alcançar boas habilidades motoras finas(Unique).

Aparência:
Além de baixa estatura, as crianças com deleções proximais 18 as vezes têm características faciais em comum. Seus olhos podem ser juntos com pálpebras caídas.
Às vezes, há pequena dobra de pele em todo o canto interno do olho. Eles podem ter uma testa alta ou proeminente. De qualquer forma, parecem muito pouco diferente das outras crincas e se assemelham a seus pais biológicos.

 Quais são as preocupações médicas?
  •  A falta de grandes defeitos de nascimento:
Em geral, uma deleção 18 proximal não leva a qualquer um dos principais defeitos de nascimento, e crianças e adultos geralmente têm boa saúde.

  • Problemas de visão:
Um estrabismo é comum, ocorrendo em cerca da metade de todos com um 18 proximal . Tratamentos para estrabismo são mais eficazes em crianças pequenas e incluem o uso de um adesivo sobre o olho bom para estimular o olho estrábico à trabalhar mais arduamente, ou o uso de óculos para corrigir o erro de refração. Se estas medidas não forem bem sucedidos cirurgia pode ser executada para realinhar os músculos que possuem o olho no lugar.
Outros problemas de visão que têm sido descritos são de curta visão, visão de longe e astigmatismo. É provável que estes não ocorram mais freqüentemente do que no geral da população. Embora muito poucos adultos têm sido descritos na literatura, todos, menos um, tinha Catarata, em meados da vida, o que pode sugerir que este é um recurso de estagio mais tardio da deleção 18q proximal, embora, novamente, isto seja algo comum na população em geral.
O tratamento para a catarata depende muito de como a visão é afetada. Catarata precoce pode ser tratada através do uso de óculos mais fortes. Se a perda de visão é mais grave, as cataratas podem ser tratadas com uma operação para remover o cristalino opaco dos olhos e substituí-lo por uma lente de plástico (Tinkle 2003; Buysse 2008; Bouquillon 2011; Filges 2011; Unique).
  •  As convulsões:
Convulsões foram relatadas em cerca de dois terços das pessoas descritas na literatura  médica, mas em apenas cerca de metade dos membros de pesquisa da Unique
As crises tendem a ocorrer mais cedo na infância (em torno da idade de um ano) e parece ser fácil de controlar com medicação. Em algumas crianças some com o crescimento (Cody 2007; Feenstra 2007; Bouquillon 2011; Filges 2011; Único).
  • Ouvidos e Audição:
Apesar de problemas de audição não parecer ser uma característica comum de 18 proximal,  um número de crianças parecem sofrer de infecções frequentes de ouvido que pode resultar em alguma perda auditiva leve ou moderada e exigem a inserção de grommets (um pequeno tubo de ventilação). Estes grommets são temporários e as crianças crescem sem infecções de ouvido. No entanto, o tratamento da perda de audição temporária é especialmente importante para essas crianças por causa de seu atraso na linguagem expressiva (Unique).
  •  Anomalias Genitais Menores:
Apesar de grandes defeitos congênitos serem incomuns em pessoas com uma deleção 18 proximal, anomalias menores dos órgãos genitais são muitas vezes vistos em bebês com uma desordem cromossômica, especialmente os meninos. O problema mais comum para aqueles com uma deleção 18 proximal é testículos que não desceram. Se um ou ambos os testículos permanecem com criptorquidia, uma decisão será tomadas para baixa-los cirurgicamente. Hipospadia, onde o buraco geralmente localizadas no final do pênis está no lado inferior deste, também tem sido relatado. Dependendo do grau da Hipospadia, ele pode precisar de algum tratamento ou exigir cirurgia corretiva para voltar ao local o buraco (Cody 2007; Único).
  •  Cérebro:
Algumas pessoas com deleção 18 proximal têm mudanças na estrutura de seu cérebro que apenas pode ser detectada com uma ressonância magnética. Por exemplo, duas pessoas foram identificadas com hipoplasia de corpo caloso. O corpo caloso é o feixe de nervos que conectam os lados direito e esquerdo do cérebro. Outras pessoas têm sido diagnosticado com aumento dos ventrículos laterais, o que significa que os espaços cheios de fluido no cérebro são maiores do que o esperado (Bouquillon 2011).
  •  Palato:
Lábio e palato (céu da boca)com fendas foram relatados para ser mais comum em
bebês com uma deleção 18 proximal. Às vezes, o palato não se forma corretamente
durante o desenvolvimento. Isso resulta em uma abertura no céu da boca. A fissura labial
ocorre quando o tecido que forma o lábio superior não funde durante o desenvolvimento pré-natal . No entanto, nenhuma das crianças testadas pela Unique foram afetadas desta maneira.
A fenda arqueada elevada também foi relatada, mas, novamente, não está presente em qualquer um dos membros da Unique. Ambas as fendas palatinas e altas podem contribuir para a dificuldade precoce da alimentação dessas crianças. Um palato ou fissura pode fazer discurso e sons da fala mais difíceis (Feenstra 2007; Bouquillon 2011; Unique).
  •  Comportamento:
Em geral, as crianças com uma deleção 18 proximal são plácidas e afetuosas.
No entanto, elas são tão vulneráveis ​​à frustração e birras com a dificuldade na comunicação
 e seus cuidadores podem enfrentar agressões e desafios.
Os problemas de comportamento têm sido relatados em até 50 por cento das crianças e
evidências da Unique comprovaram este fato. (Buysse 2008, Bouquillon 2011;
Únique).
Os problemas de comportamento tendem a emergir na infância. Estes podem incluir hiperatividade, falta de concentração, distração, agitação (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; TDAH) e agressão, bem como características de autista, incluindo a retirada social e auto-estimulação (movimentos corporais repetitivos ou movimento repetitivo de objetos).

Quais são as perspectivas?
A experiência no Unique sugere que muitas crianças aprenderão a lavar e a vestir a si mesmas, embora alguns irão precisar de instruções e encorajamento para fazê-lo. Pela maior parte, o treinamento do "ir ao banheiro" pode ser alcançado, embora muitas vezes um pouco mais tarde do que o seu colegas, e alguns continuam a precisar de fraldas e /ou roupas de proteção durante a noite.
A falta de quaisquer anomalias importantes ou de risco de vida sugere uma expectativa de vida normal (Unico).

Adultos com uma deleção 18q proximal:
Muito poucos adultos têm sido descritos na literatura publicada e original. Tem apenas um membro com idade superior a 18 anos. Um jovem de 20 anos é relatado na literatura médica. Ele tem algumas dificuldades de aprendizagem moderadas e fala limitada. Há também um relatório de uma mulher de 67 anos de idade. Ela passou a maior parte de sua vida vivendo em uma casa de grupo, mas agora participa de um programa de oficina protegida (Tinkle 2003).

Genes potenciais envolvidos no 18q proximal:
Pesquisa para identificar os genes que são responsáveis ​​pelas características do 18q proximal está em curso. O crescente uso de técnicas moleculares, como a matriz de CGH e FISH em diagnosticar estas supressões vai definir com mais precisão a região deletada e conduzirá a uma definição mais precisa das características de uma deleção 18q proximal.
Na verdade, uma série de estudos recentes têm tentado correlacionar as características clínicas nas pessoas com uma deleção 18q proximal com a parte do cromossomo que têm a falta a fim de definir uma região crítica (uma região responsável pelas características vistas) no cromossomo 18q para recursos individuais e para ajudar a diminuir os genes responsáveis ​​(veja o diagrama abaixo) . 

Um relatório observou que a maioria das pessoas que participaram do estudo tinham atraso de linguagem expressiva, que foi mais severamente afetada do que a sua linguagem receptiva. Isto levou a hipótese de que existem genes nesta região do cromossomo 18 que estão envolvidos no desenvolvimento da fala.
Um  estudo recente tem proposto que o SETBEP1, gene localizado no 18q12.3 pode ser responsável por este atraso na linguagem expressiva (Cody 2007, Filges 2011).

Dois relatórios identificaram uma região 18 q12 em que pode ser responsável pela autismo e /ou alguns dos problemas comportamentais observados em algumas crianças com 18q proximal (McEntagart 2001; Gilling 2008).

Outro estudo recente tenta correlacionar as características vistas em deleções de 18q com a região do cromossomo que está ausente identificando uma região proximal que é responsável pela baixa estatura, que às vezes é vista em pessoas com 18q proximal. 
Os pesquisadores também identificaram uma região que pode ser responsável pela fenda palatina, que afeta uma pequena minoria (Feenstra 2007).

Embora identificar o gene responsável seja interessante, não leva diretamente à melhora do tratamento. Além disso, mesmo que o gene, supostamente responsáveis ​​falte, não significa necessariamente que o defeito estará presente. Outros fatores genéticos e ambientais podem ter um papel na determinação da presença ou ausência de um especial característica.

Pensa-se que a 18q proximal pode ser uma síndrome subestimada devido a falta de ambos os principais defeitos de nascimento e outras anomalias significativas típicas que faria levar a um teste de cromossomo. Além disso, as supressões intersticiais menores são muito mais difíceis para ter por análise citogenética convencional. Com o uso crescente de molecular técnicas como a matriz de CGH e FISH no diagnóstico 18q proximal, a região suprimida será definida de forma mais precisa, e não será certamente um aumento do número de pessoas diagnosticadas. Isto conduzirá também a uma mais precisa delimitação das características do 18q proximal.

A maioria das deleções 18q proximais ocorrem como um evento esporádico, quando ambos os pais têm cromossomos normais. E geralmente uma deleção 18q proximal pode ser o resultado de um rearranjo num cromossomo do pai (Chudley 1974).

Pode acontecer de novo?
Se ambos os pais têm cromossomos normais, é muito improvável que isso aconteça novamente.  Se um dos pais tem um rearranjo cromossômico que envolve a região proximal do 18q, a possibilidade de ter outra criança afetada é maior. Se quiserem, os pais têm a oportunidade de conhecer um conselheiro genético para discutir a reincidência específica de riscos e opções para pré-natal e do diagnóstico genético pré-implementacional (PGD). PGD ​​requer o uso de fertilização in vitro e biópsia do embrião, e apenas embriões saldáveis são transferidos para o útero da mãe. Se os pais optam por engravidar naturalmente, as opções de diagnóstico pré-natal incluem biópsia de vilo corial (CVS) e amniocentese para testar os cromossomas do bebê. O teste é muito preciso, embora nem todos estes ensaios estejam disponíveis em todas as partes do mundo.

19 comentários:

  1. Tenho uma filha diagnosticada com a sindrome da deleçao do cromossomo 18, hoje com 22 anos dentre as alteraçoes que apresenta, e que tenho conhecimento, estão :atrofia do corpo caloso;cerebro careca; fissura palatina total [já corrigida]; frouxidao ligamentar; cardiomegalia;hiperplasia de diafragma; rins em ferradura; pés e maos tortos; nao fala e não deambula. Ha meses vem apresentando crises de dipneia[ falta de ar] só agora foi diagnosticado como causa disso, uma hernia diafragmatica [ o intestino esta empurrando os pulmoes] o tratamento é cirurgico, mas será que ela aguenta tal procedimento?...

    ResponderExcluir
  2. meu filho tem ele é muito agitado usa fraldas devido a uma ciruega que ele fez quado tinha 6 meses quando descobri ele tnha essa doença do cromossomo 18 ele tinha 1 ano de idade hoje ele esta com 6 anos tem crises de choro agitaçao mas ele anda nao fala e nao vai ao banheiro come de tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos comentários . Preciso dar uma atualizada no blog, mas quando comecei a pesquisar tbm não conseguia muitas informações no Brasil.

      Excluir
  3. Meu nome é Cleide, sou baiana e tenho um filho com 18Q. Hoje ele tem 11 anos e durante a minha gravidez eu tive dois sangramentos, uma no início e outra aos seis meses de gestação. Nenhum dos meus exames apontaram nenhum tipo de anormalidade com o bebê, incluindo a morfológica, com exceção do leve descolamento da placenta.
    Ele nasceu com trinta e oito semanas e após o nascimento ficou internado com taquipneia transitória (problema respiratório). Ficou sete dias internado na UTI neonatal. Pasmem, mas, nenhum exame feito no hospital diagnosticou nenhuma anormalidade nele. Eu, percebi logo após o parto que tinha alguma coisa estranha por causa dos pés, as orelhas abertas e eu achei o crânio grande, só depois de cinco anos eu consegui fechar o diagnóstico, mesmo os médicos insistindo que ele não tinha nada.
    Ele demorou pra andar, pra falar e a maior dificuldade que ele tem é cognitiva. Mas hoje aos onze anos ele tem uma vida "normal". Anda de bicicleta, joga bola, está sendo alfabetizado e aprendendo inglês, apesar de tudo, dentro das limitações dele. Ele come sozinho, estuda em escola regular com o auxílio de uma cuidadora e o que o difere das demais crianças é a imaturidade pra idade dele que seria correspondente à de uma criança de quatro anos. Ele é muito amoroso e meigo e só apresenta alguma agressividade se a mesma for provocada. Ele também faz terapia e fonoaudiólogo.
    Como mãe, sou muito cautelosa com a atenção e carinho. Os terapeutas dele ficam admirados com o seu comportamento. Para mim, o amor é a principal receita e, sem dúvidas, uma vida centrada em Deus. Tenho interesse em conhecer pessoas que têm alguém na família adulto (a), com 18Q. Caso alguém tenha o mesmo interesse, segue o meu e-mail: jlcdejesus@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, Agradeço toda essa informação, pois, tem menos de 24 horas que recebi o diagnostico dessa Síndrome em meu filho. Segundo se houver outros blogs e grupos para falar mais sobre este assunto posta aqui, vou esta sempre olhando.

    ResponderExcluir
  5. alguém mais tem essa sindrome???? contato rodrigos.m@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adicionem minha página no Facebook "Diaria de uma mãe orgulhosa" onde tenho outros contatos com a mesma situação e atualizações sobre minha princesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PÁGINA DO MEU FILHO É NICK CROMOSSO 18. NÃO ENCONTREI A SUA...

      Excluir
  7. https://www.facebook.com/groups/289345677788332/

    ResponderExcluir
  8. Qual a parte cromossomica que leva a pessoa a desenvolver a fissura palatina? Preciso da resposta ate no máximo terça-feira (20-04), é para um trabalho da faculdade.
    Obrigadaaa!!
    meu email smarina1802@yahoo.com

    ResponderExcluir
  9. Teria algum grupo aqui no Brasil? Minha filha apresentou erro no cromossomo 18 e gostaria de trocar experiências.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Meu filho tem 2 anos e 9 meses e deleção do 18q. Anda, corre, sobe e desce escada se tiver um apoio, dança, sobe nos móveis da casa...
    Não conversa, mas nomeia algumas coisas e imita os animais. Reconhece as pessoas, é carinhoso, come muito bem e de tudo!
    Tem atraso no desenvolvimento, pois meninos da idade dele já pulam no pula-pula e já conversam tudo.
    Descobrimos a síndrome agora, mas ele já faz tratamento desde muito bebê por causa da hipotonia.
    Estamos nos apegando à máxima que "diagnóstico não é sentença". Muita força e fé para todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. alguém sabe algo a respeito a deleção 18p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Meu filho tem a deleção 18p. Não consigo achar artigo nenhum. Participo de um grupo no facebook "Cromossomo 18 Portugues". Entra lá, são trocas de experiências.

      Excluir
  13. Tenho um filho de 15 anos com essa síndrome, teve atraso para andar, falar, usa aparelho auditivo e está no nono ano na escola, sempre tratei ele como uma criança normal, ele é carinhoso, um pouco teimoso pela imaturidade, faz psicopedagoga e também tem professor auxiliar na escola.

    ResponderExcluir
  14. Meu filho hj com 31 anos é portador dessa síndrome,fez acompanhamento fonoaudiologicos, psicopedagógicos e outros por vários anos. Foi alfabetizado e incluído no mercado de trabalho graças a APAE. É Alegre,feliz e comunicativo. Uma benção em nossas vidas!

    ResponderExcluir

Atenção: Em virtude da desabilitação do Google +, os dados desta pagina estão sendo migrados para https://delecao18qbrasil.wordpress.com/de...